

O que marcou a arte romântica no século XI foi a verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura. Os valores religiosos eram expressados por afrescos em grandes decorações murais. As cores eram chapadas, sem se preocupar com luz, meios tons ou sombra e não tinha intenção de imitar a natureza.
“A pintura islâmica é basicamente o embelezamento de livros graças à caligrafia e às ilustrações.” Para uma beleza maior, calígrafos copiavam textos com lindas letras e artistas acrescentavam ilustrações. Os artistas islâmicos decoravam páginas com desenhos rebuscados, porque na religião, não poderia ter representação de seres humanos ou animais. Só mais tarde artistas islâmicos, começaram a pintar figuras humanas e animais. Além do Corão (livro sagrado), os artistas persas ilustraram coleções de fábulas, histórias, poemas de amor e obras científicas.
Arabesco: é um enfeite que tem desenhos de flores, folhas ou frutos. Às vezes há animais e figuras geométricos. Esse enfeite é empregado tanto na arquitetura quanto na decoração de objetos.
Ilustração e Pintura: “A ilustração de manuscritos também se tornou uma arte bastante respeitada. A pintura em miniatura foi a maior e mais característica manifestação artística do período que se seguiu às invasões dos mongóis (1220-1260).”
Cerâmica: A cerâmica constituiu a mais importante das primeiras artes decorativas dos muçulmanos. Na louça de barro esmaltado, a maior contribuição islâmica, emprega-se compostos metálicos nos esmaltes, que, quando queimados, transformam-se em películas metálicas iridescentes.
Bárbara Vargas Ferreira N. 03
Nenhum comentário:
Postar um comentário